Desafie-se!


Independente da idade ou da série, escrever sempre foi um desafio para a maioria das pessoas. Desde a alfabetização até o ensino médio, recebe-se uma educação formal padronizada,  adquire-se o conhecimento das regras ortográficas e gramaticais, enquanto o desenvolvimento da escrita e da leitura ocorre ao mesmo tempo, por meio da leitura pratica-se interpretação de textos e, com a escrita, responde-se questionários e expressa-se as próprias ideias.

Algumas pessoas, nesse período, já se destacam, por conseguirem combinar de forma harmônica a leitura e a escrita. Elas percebem que a boa leitura favorece  uma boa escrita, assim não leem apenas para encontrar as respostas, mas sim para analisar, questionar.  É aqui que começa a ser formado o bom escritor. Assim, se você sente qualquer tipo de dificuldade para escrever,  procure rever a sua relação com a leitura. Não contemple-a como uma atividade meramente informativa. Interaja com o autor, observe os recursos por ele utilizados e que lhe despertaram atenção e analise criticamente o que lê.
Não é somente a boa leitura que propicia a habilidade de escrever, mas a prática da escrita. Por isso é necessário combinar perfeitamente essas duas atividades, adotando o hábito de escrever diariamente. A fluidez na escrita virá somente com a prática; e será enriquecida na medida em que a leitura também for realizada.
Comece produzindo textos reflexivos sobre algum assunto que você goste, domine. Depois, procure ler sobre temas diversos e escrever sobre eles. Aos poucos essa atividade se tornará tão natural que também poderá se tornar uma diversão.
Todo texto começa sempre na mente, como um bloco de ideias. Depois, à medida em que cada palavra vai sendo escrita, as ideias surgem o para revelar a estrutura de seu pensamento. Escrever é realmente uma arte! 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog